Transtornos do sono


Higiene do Sono:

– Procure deitar e se levantar nos mesmos horrios todos os dias.

– V para a cama somente quando estiver com sono.

– No use a cama para ler, ver televiso ou se alimentar, prefira a sala ou outro ambiente.

– Evite ficar na cama sem dormir. Se necessrio, levante a faa uma atividade calma at ficar sonolento novamente.

– Evite uso de lcool e cafena (caf, ch preto, refrigerantes) pelo menos 6 horas antes do seu horrio de dormir.

– No faa refeies pesadas prximo ao horrio de dormir, mas no durma com fome.

– Evite cochilos longos durante o dia: eles atrapalham seu sono noite.

– Procure se ocupar durante o dia, evitando o cio.

– Faa atividades fsicas regularmente, porm evite exerccios fortes no final do dia, prefira os perodos da manh ou almoo.

– No se exponha luz forte se acordar no meio da noite.

– Durma em ambiente escuro, silencioso e com temperatura agradvel.

– No olhe o relgio cada vez que acordar.

– Estabelea um ritual de relaxamento antes de se deitar; um banho morno por exemplo.

– Evite fumar, principalmente noite antes de dormir.

– Evite levar problemas e discusses para a cama: se for preciso, escreva para lembrar no dia seguinte.

– Faa atividades relaxantes e repousantes aps o jantar.

– Ateno: a insnia pode ser o primeiro sinal de uma crise. Informe seu mdico.

– No altere a dose da medicao por conta prpria, pode ser perigoso.

– Evite usar remdios para dormir se no forem necessrios, mas no tenha medo de usar o que seu mdico orientou.

– Sono demais durante o dia pode ser sintoma de algo que no vai bem, ou efeito colateral de alguns remdios: avise seu mdico se ocorrer.

Fonte: Grupo ATHUANDO de Psicoeducao/HSVP-DF