Especialidades


Clínica Geral

O clínico geral tem conhecimento e visão global do organismo humano e está preparado para proceder diversos diagnósticos, encaminhando seu paciente para um especialista sempre que necessário. Portanto, o médico clínico geral está apto para auxiliar o paciente a esclarecer e diagnosticar sintomas iniciais antes de procurar um especialista. Além de acompanhar os seus pacientes ao longo da vida, propiciando o conhecimento do seu histórico, pode ajudá-los a entender a conduta de outros especialistas e esclarecer dúvidas a respeito do uso de medicamentos prescritos. Algumas doenças que podem ser tratadas pelo clínico geral: Check Up, avaliação para atividade física, hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia (colesterol alto), indicações de vacinas, entre outras.

Endocrinologia

É uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas.
As principais áreas de atuação do especialista, que é denominado endocrinologista, são: o tratamento do câncer, da obesidade mórbida, desordens da glândula hipófise, alterações do ciclo menstrual, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e outras doenças relacionadas com a deficiência ou o excesso de suco gástrico.
A endocrinologia possui vários ramos de estudo, como a neuroendocrinologia, tireóide, obesidade e diabetes, adrenais, endocrinologia feminina e masculina, metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas, tumores neuroendócrinos e síndromes poliglandulares.

Geriatria

É uma especialidade médica que lida com o envelhecimento. Abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso. O processo de envelhecimento impacta no comportamento orgânico, demandando abordagens diferenciadas, assim como crianças e jovens apresentam especificidades que são tratadas pelo pediatra.
A medicina geriátrica utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes; por isso, a consulta geriátrica é, em geral, mais demorada. Além de lidar com doenças como as demências, a hipertensão arterial, o diabetes e a osteoporose, o médico também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária e tendência a quedas. Ele também fornece cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura. Frequentemente, atua em conjunto com equipe multidisciplinar, como na avaliação de tratamentos adequados e daqueles que trazem riscos e/ou interações indesejadas.
A medicina geriátrica é uma ciência que avança a cada dia, propiciando longevidade com melhor qualidade de vida para a população idosa.

Psiquiatria

Psiquiatria é uma especialidade da medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações e alterações do comportamento e das emoções. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência, os transtornos de ansiedade, a síndrome do pânico, TDAH, TOC, anorexia, bulimia e estresses em geral. O sucesso no tratamento destes transtornos geralmente requer acompanhamento de psiquiatra e psicoterapia.