Esquizofrenia

Esquizofrenia uma doena mental que se caracteriza por uma desorganizao ampla dos processos mentais. um quadro complexo apresentando sinais e sintomas na rea do pensamento, percepo e emoes, causando marcados prejuzos ocupacionais, na vida de relaes interpessoais e familiares.

Nesse quadro a pessoa perde o sentido de realidade ficando incapaz de distinguir a experincia real da imaginria. Essa doena se manifesta em crises agudas com sintomatologia intensa, intercaladas com perodos de remisso, quando h um abrandamento de sintomas, restando alguns deles em menor intensidade.

uma doena do crebro com manifestaes psquicas, que comea no final da adolescncia ou incio da idade adulta antes dos 40 anos. O curso desta doena sempre crnico com marcada tendncia deteriorao da personalidade do indivduo.

At hoje no se conhece nenhum fator especfico causador da Esquizofrenia. H, no entanto, evidncias de que seria decorrente de uma combinao de fatores biolgicos, genticos e ambientais que contribuiriam em diferentes graus para o aparecimento e desenvolvimento da doena. Sabe-se que filhos de indivduos esquizofrnicos tm uma chance de aproximadamente 10% de desenvolver a doena, enquanto na populao geral o risco de desenvolver a doena de aproximadamente 1%.

Os quadros de esquizofrenia podem variar de paciente para paciente, sendo uma combinao em diferentes graus de vrios sintomas, tais como delrios, alucinaes, discurso e pensamentos desorganizado, afeto inadequado e comportamento alterado.

Para fazer o diagnstico , o mdico realiza uma entrevista com o paciente e sua famlia visando obter uma histria de sua vida e de seus sintomas o mais detalhada possvel. At o presente momento no existem marcadores biolgicos prprios dessa doena nem exames complementares especficos, embora existam evidncias de alteraes da anatomia cerebral demonstrveis em exames de neuro-imagem e de metabolismo cerebral sofisticados como a tomografia computadorizada, a ressonncia magntica, entre outros.

Alm de fazer o diagnstico, o mdico deve tentar identificar qual o subtipo clnico que o paciente apresenta. Essa diferenciao se baseia nos sintomas que predominam em cada pessoa e na evoluo da doena que variada conforme o subtipo especfico. Os principais subtipos so o paranoide, hebefrnica, catatnico, simples ou residual.

As medicaes antipsicticas ou neurolpticos so o tratamento de escolha para a esquizofrenia. Elas atuam diminuindo os sintomas (alucinaes e delrios), procurando restabelecer o contato do paciente com a realidade; entretanto, no restabelecem completamente o paciente. Controlam as crises e ajudam a evitar uma evoluo mais desfavorvel da doena. Em geral, as drogas antipsicticas apresentam efeitos colaterais que podem ser bem controlados.

Em crises especialmente graves, ou em que no houve resposta s medicaes, pode-se fazer uso da eletroconvulsoterapia (ECT) antigamente chamado de eletro-choque. Esse mtodo bastante seguro e eficaz para melhora dos sintomas, sendo realizado com anestesia. Uma outra possibilidade usar antipsicticos mais modernos chamados de atpicos ou de ltima gerao. As abordagens psico-sociais, como acompanhamento psicoterpico, terapia ocupacional e familiar so tambm muito importantes para diminuir as recadas e promover o ajustamento social dos portadores da doena.

Outros transtornos psicticos tambm podem se parecer com a esquizofrenia mas so consideradas outras doenas pois o tempo de durao e a apresentao so diferentes. Entre eles esto o transtorno esquizofreniforme, o esquizoafetivo, o transtorno delirante, o transtorno psictico breve e o transtorno psictico compartilhado.

Fonte: ABC da sade.