Transtorno de stress e adaptação


O stress pode ser causado devido à mudança no estilo de vida e na exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão).

Várias são as situações que podem gerar esse tipo de transtorno: nascimentos, mortes, guerras, reuniões, casamentos, divórcios, mudanças, doenças crônicas, desemprego, amnésia, responsabilidades excessivas (dívidas, falta de dinheiro), trabalho/estudo (provas, engarrafamentos, prazos pequenos para realizar tarefas), relacionamentos interpessoais (conflitos, decepções), estilo de vida (comidas não saudáveis, fumo, alcoolismo e insônia), abuso sexual, físico ou psicológico.

A exposição a um evento traumático que gera revivescência, medo, impotência, sonhos vívidos, flashbacks dissociativos, sofrimento psicológico, reatividade fisiológica na exposição a indícios internos ou externos que simbolizam o evento estressor, comportamento de esquiva podem ser sintomas do TEPT (transtorno de estresse pós-traumático). O tratamento é realizado com medicamentos e/ou psicoterapia.

Fonte: Associação Brasileira de Psiquiatria