Transtorno de ansiedade


Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. Dependendo do grau e da frequência, pode se tornar patológica e acarretar muitos problemas posteriores, como o transtorno de ansiedade.

Inúmeros são os sintomas: muitos são resultado de um aumento da estimulação do sistema nervoso autônomo, que controla o reflexo ataque-fuga. Outros são somatizações, ou seja, os doentes convertem a ansiedade em problemas físicos, incluindo dores de cabeça, distúrbios intestinais e tensão muscular.

Os sintomas também pode aparecer como fadiga, insônia, falta de ar ou sensação de sufoco, formigamento nas mãos e pés, confusão, instabilidade e ou sensação de desmaio. Dores no peito e palpitações, arrepios, suores, frio, mãos úmidas, contrações ou tremores incontroláveis, necessidade urgente de urinar ou defecar, dificuldade de engolir, “nó na garganta”, dificuldade para relaxar e dificuldade para dormir.

Doenças como o transtorno obsessivo compulsivo, fobias, transtorno de stress pós-traumático e transtorno de pânico também fazem parte desse grupo de doenças.

Fonte: Associação Brasileira de Psiquiatria