Especialidades


 

Clínica Geral

O clínico geral tem conhecimento e visão global do organismo humano e está preparado para proceder diversos diagnósticos, encaminhando seu paciente para um especialista sempre que necessário. Portanto, o médico clínico geral está apto para auxiliar o paciente a esclarecer e diagnosticar sintomas iniciais antes de procurar um especialista. Além de acompanhar os seus pacientes ao longo da vida, propiciando o conhecimento do seu histórico, pode ajudá-los a entender a conduta de outros especialistas e esclarecer dúvidas a respeito do uso de medicamentos prescritos. Algumas doenças que podem ser tratadas pelo clínico geral: Check Up, avaliação para atividade física, hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia (colesterol alto), indicações de vacinas, entre outras.

 

Cardiologia

É a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.

 

Endocrinologia

É uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas.

As principais áreas de atuação do especialista, que é denominado endocrinologista, são: o tratamento do câncer, da obesidade mórbida, desordens da glândula hipófise, alterações do ciclo menstrual, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e outras doenças relacionadas com a deficiência ou o excesso de suco gástrico.

A endocrinologia possui vários ramos de estudo, como a neuroendocrinologia, tireóide, obesidade e diabetes, adrenais, endocrinologia feminina e masculina, metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas, tumores neuroendócrinos e síndromes poliglandulares.

 

Geriatria

É uma especialidade médica que lida com o envelhecimento. Abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso. O processo de envelhecimento impacta no comportamento orgânico, demandando abordagens diferenciadas, assim como crianças e jovens apresentam especificidades que são tratadas pelo pediatra.

A medicina geriátrica utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes; por isso, a consulta geriátrica é, em geral, mais demorada. Além de lidar com doenças como as demências, a hipertensão arterial, o diabetes e a osteoporose, o médico também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária e tendência a quedas. Ele também fornece cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura. Frequentemente, atua em conjunto com equipe multidisciplinar, como na avaliação de tratamentos adequados e daqueles que trazem riscos e/ou interações indesejadas.

A medicina geriátrica é uma ciência que avança a cada dia, propiciando longevidade com melhor qualidade de vida para a população idosa.

 

Pediatria

É a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Pessoas como crianças e adolescentes se estiverem com doenças devem dirigir-se ao seu pediatra.

 

Gastroenterologia Pediátrica

É a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo dedicada à assistência à criança e ao adolescente.

 

Psiquiatria Geral

Psiquiatria é uma especialidade da medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações e alterações do comportamento e das emoções. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência, os transtornos de ansiedade, a síndrome do pânico, TDAH, TOC, anorexia, bulimia e estresses em geral. O sucesso no tratamento destes transtornos geralmente requer acompanhamento de psiquiatra e psicoterapia.

 

Psiquiatria da Infância e da Adolescência

É uma especialidade autónoma da Psiquiatria, desde 1984. Esta especialidade é exercida por médicos que se especializam no diagnóstico e, se indicado, tratamento de perturbações do pensamento, humor e/ou comportamento que afetam crianças, adolescentes e suas famílias.

 

Reumatologia

Reumatologia é a área do conhecimento médico que se ocupa do estudo das doenças que acometem os tecidos conjuntivos.

Entre algumas doenças comumente abordadas pelo reumatologista podemos citar: Lupus Eritematoso Sistêmico, Espondilite Anquilosante, Esclerose Sistêmica, Fibromialgia, Osteoartrite, Doença de Paget do osso, Artrite Reumatóide, Osteoporose, Gota, Febre reumática, Síndrome de Sjögren, Poliarterite Nodosa, Granulomatose de Wegener, Doença de Behçet, Arterite de Células Gigantes, Arterite de Takayasu, Síndrome de Anticorpo Antifosfolipídeo,

 

Psicologia

É o estudo dos fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. O psicólogo diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.